quinta-feira, 22 de março de 2012

ESCOLAS DO BRASIL E MOÇAMBIQUE TROCAM CARTAS E APROXIMAM DOIS CONTINENTES




A aproximação de dois continentes, reafirmando uma identidade comum e fortalecendo a tolerância e a cultura de paz. É o resultado da troca de cartas entre alunos da Escola Municipal “Paulo Cezar Cunha”, em Contagem (MG), e a “Escola Primária e Completa de Canongola”, na Província de Tete, em Moçambique.

Desde o final de 2008 as duas escolas começaram a trocar correspondências, mas foi ao longo de 2010 que o intercâmbio se consolidou e foi ampliado, em função do Projeto “Cartas Além-Mar”, que integra a Sétima Edição do Programa Minha Escola Cresce, do Instituto Arcor Brasil. O Projeto está vinculado ao sentido da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que prevê o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas do país.

O conhecimento da dura realidade dos colegas africanos é um dos impactos do Projeto “Cartas de Além-Mar” entre os alunos da escola de Contagem. Na escola moçambicana a relação professor/aluno é de um para cada grupo de 89 a 95. Em cada carteira se acomodam quatro alunos. A escola moçambicana enviou jornais locais, fotografias e outros materiais, subsidiando os debates que aumentaram na EM “Paulo Cezar Cunha”, que já recebeu o reconhecimento da Unesco pela iniciativa.

(…)

Para ver o site que foi extraído clique AQUI.



Convido a todos/as nossos/as leitores e leitoras, sobretudo os/as estudantes da E. M. Albertina Alves do Nascimento, a comentarem sobre o projeto “Cartas Além-Mar”.
Algumas questões para nortear o nosso debate: Em que consiste o projeto “Cartas Além-Mar”? O que achou do projeto? Como se dá a comunicação entre as duas escolas? Quais as diferenças entre as escolas contagenses e a escola moçambicana? A Unesco “premiou” o projeto da escola contagense, mas o que é a Unesco? Por que o projeto tem relação com a lei 10.639/03?

11 comentários:

Gustavo Araujo de souza 7B disse...

e muito interessante esse texo por que na escola de Moçambique cada sala de aula tem 85 a 95 alunos e tem escola que a 20 ou 31 alunos e professor nao consegui da aula parabens pela escola de Moçambique

otavio augusto disse...

eu gostei muito...
coisas tão intereçantes que eu nunca poderia imaginar, por exemplo..
la em moçanbique cada quatro alunos dividem 1 mesa.
se aqui fosse assim um dia eu ia adorar por que minha mãe nunca iria me deixar estudar em citua ção precaria...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ingrid Cinara 8°B disse...

Muito interessante mesmo muito legal saber que dois continentes podem ficar tao proximos por meio de comunicaçao ,mas agora falando aquii que tanto de aluno hein?! se fosse assim na nossa sala ia ser baum demaissss kkkkk imagina só Erica ja e dificil dar aula pra 25 alunos, porque as vezes a gente nao deixa agoraa imagina 95??? aiii que ia ser baumm demaisss kkkk
adorei a postagemm bjos

Viviane Moreira disse...

Po muito legal e interessante mesmo esse texto *--*
oque me deixou de boca aberta foi que em cada sala de aula tem 85 a 95 alunos e tem escola que a 27 ou 35 alunos e muito legal mesmo , oo Erica por que a gente não faz igual em Moçambique ? cada quatro alunos dividem 1 mesa.
todo mundo ia se dar bem ! kkkkk

Jhé disse...

Tá loko de 89 a 95 alunos.Fico imaginando como seria a minha sala com esse tanto de gente...Bom isso é bem interessante podia ter isso na escola

Jessica Caroline 3º B

Andre Augusto disse...

é, aproxima dois continentes é um trabalho que exige muito esforço, dedicação, força de vontade, atitude,etc...
eu realmente fiquei meio bobo, parabéns a escola, e principalmente aos alunos.

Victor De Almeida disse...

lol 85 a 95 muito aluno numa sala de aula fico pensando como a professora da aula na minha com 20 elas não dão pq nao deixo rsrs brincadeira mais ai achei muito legal o trabalho deles la em Moçambique. xD -_-.

Anna 8ano b disse...

oiie , desde final de 2008 as duas escolas começaram a trocar cartas ao longo do tempo de 2010 que eles começaram com o projeto “Cartas de Além-Mar” com oss de contagem ! bjs

OPINIAO disse...

muito interesante la ne moçambique tem entre 85 a 95 alunos e os professores conseguem dar aula

aqui os sala de 20 a 31 alunos os professores mal conseguem da aula

parabensss moçambique

NATHALIA PEREIRA 8B

OPINIAO disse...

parabens pra moçambique

quem dera se aqui fosse assim e os professores conseguisem dar aula
ia se muito bom.....
moçambique ta de parabens

DAVID FILIPE PEREIRA 7A

OPINIAO disse...

ADOREI ISSO

E QUE BOM QUE MOÇAMBIQUE ESTA RESOLVENDO OS PROBLEMAS COM CARTA
POR AQUI E EM GUERRA

PARABENS MOÇAMBIQUE
NOTA 100

EDUARDO PEREIRA DA SILVA 7B