quinta-feira, 23 de junho de 2011

Chaplin: Quando o silêncio exprime a voz da liberdade

“O som aniquila a grande beleza do silêncio”. Com esse pensamento Charles Chaplin se consagrou um marco na história do cinema, tendo como traço marcante o cinema mudo – apesar de ter desenvolvido obras no cinema falado - e sua visão crítica se tornou inovação para sua geração e influência para as que se seguiram...
Chaplin levava gargalhadas às pessoas com elementos simples do cotidiano, mas através da comédia ele transmitia muito mais que sorrisos. Em suas obras era possível perceber sua visão do mundo e as freqüentes críticas que fazia ao mesmo, mais que ator, mímico, cineasta, diretor, escritor e comediante, ele foi um pensador louvável que chamou a atenção das pessoas para as injustiças e os problemas sociais que os cercavam. Afinal, quem não se lembra de Chaplin em “O grande ditador”, filme que ele satiriza a imagem de Hitler, a fim de criticar o regime fascista?
Tais críticas lhe causaram problemas... Seus filmes foram proibidos na Alemanha por serem considerados subversivos e contrários a moral e aos costumes. No início da década de 50, Chaplin foi proibido de permanecer vivendo nos EUA, sendo acusado de se inclinar ao comunismo. Ele se dizia defensor da liberdade, do homem, da justiça e da verdade e, certamente, não pretendia fazer nenhuma revolução, mas seus argumentos não foram aceitos e Chaplin acabou tendo que se exilar na Suíça.
Hoje, no cinema contemporâneo, se encontram inúmeras referências a ele. Afinal, Chaplin soube ser universal, todos o entendiam, de qualquer parte do mundo. Hoje é raro quem não se lembre de Carlitos, o vagabundo – personagem mais famoso de Charles Chaplin – com seus sapatos maiores que os pés, bengala, bigode e chapéu. Esse personagem deixou em nós o sentimento de saudade e admiração.
Chaplin – um dos maiores nomes do cinema mudo – deu lugar à imaginação de quem o assistia, possibilitando a cada um de nós inventar falas de acordo com a cena apresentada. Como ele próprio dizia, “com o uso da palavra não há lugar para imaginação”.

(Luana)

9 comentários:

Bruna Neto disse...

Bom o Chaplin e um lendário do cinema! Da arte! Eu ainda não consegui encontrar nenhum filme, atual ou das telinhas em preto e branco, que me causasse tanto apreço, tanto humorístico quanto divertido e interativo!
sou amante desse cara!
XD

Anônimo disse...

Grande Chaplin <3 Você podia escrever assim nos trabalhos, Luana QQ

~aniki sem criatividade pra comentários rs

Lααh. ;D disse...

Charlie Chaplin, grande nome do cinema com certeza. Todos deveriam admirar com muito frescor essa figura tao marcante na historia.Muito talento para so uma pessoa, ele merece =]

!Opinião Inestimável disse...

Chaplin tinha toda uma ironia envolvente em seus curtas e longas metragens!

Recomendo demais o filme que mostra toda sua vida! Eu custei mais achei pra comprar!

Chaplin Muito Foda!


Rodrigo Vieira

lu disse...

Obs: A Aniki fez questão de deixar bem claro que eu a obriguei a comentar! rs

Anônimo disse...

Chaplin é o CARA!
By: Laís

sKuL disse...

Chaplin era um cara a frente da sua época.. ele era fantástico, a suas criticas no seu filme..

O filme que ele faz critíca ao "fordismo" eu acho que é o melhor filme dele..

parabéns pelo texto ;)

Leitora L. disse...

Amei o seu texto ficou mto bom. Estou realmente sem palavras. escolheu mto bem d quem flar chapin eh um genio.
parabens

Anônimo disse...

muuito bom o texto...
Chaaplin hoje não mt lembrado, foi um grande comediante (melhor q didi etc) mesmo sendo um filme mudo, já vi videos de seus trabalhos achei fascinante o jeito de se interpretar '-'