quarta-feira, 29 de junho de 2011

Bão dimais!

Eu, definitivamente, adoro os festejos juninos. Ouvi esses dias, nas chamadas do programa da Regina Casé (por sinal, fantástico e genuíno), que brasileiro tem “vocação para festa”. Em outros contextos isso poderia até ser interpretado de forma negativa: vocação para festa em oposição a vocação para o trabalho, mas tenho certeza que não era essa a intenção do programa. Em todo caso, defendo a idéia de que o brasileiro tem vocação (e deve investir nisso) para Festa Junina (tanto é que já deu um jeito de esticá-las para julho). Para mim, é a festa das festas. A festa nacional, a cara do Brasil sertanejo. É cara do Brasil justamente porque têm várias caras, vários ritmos, várias gingas.
Enquanto as festas de final de ano têm elementos de qualquer parte do mundo, uma cara comercial e uma “ressaca” anual, as festas juninas cumpriram o ritual antropofágico tão propagado pelos modernistas: engoliram as quadrilhas de salão portuguesas e a tradição cristã e deglutiram a festa da roça e um cristianismo pagão (nossa, vou ser excomungada depois dessa). Internacionalmente o Brasil é reconhecido pelo Carnaval, mas acho que devemos nos reconhecer no São João. Ele tem a cara do nosso sincretismo religioso, tem jeito de festa em ode ao trabalho, tem gosto bom (de milho, de doce). É festa de quem não tem medo de ser cafona e nem faz força para esquecer o passado (para construir uma nação, reinterpretar o passado é fundamental). Além disso, enquanto Carnaval pára o país; as Festas Juninas movimentam a economia dos lugares que mais precisam.
Alguns críticos dizem que as Festas Juninas, sobretudo as das escolas, inferiorizam e estigmatizam o caipira (acho mesmo que a educação escolar acaba fazendo isso em vários momentos), mas não consigo deixar de me encantar com o aconchego e com a “malícia ingênua” dessas festas. Pra mim, é como se elas dissessem assim… olha a tristeza... É mentira!
Oh, sô! É bão dimais! Bons festejos juninos a todos.

(Érica Melanie)

Um comentário:

Patrícia Michel disse...

Eu sou viciada em séries, e assim como a Stephanie sou viciada e apaixonada pela série The Vampire Diaries. Gosto muito de histórias "vampirescas" e já acompanho há bastante tempo. Buffy, A Caça- Vampiros e Angel são séries mais antigas e com outro estilo de história sobre vampiros, mas não deixam de ter a sua dose de romance, fantasias e principalmente muito terror.
Mas enfim... para os fãs de The Vampire Diaries assim como eu, só nos resta aguardar até o dia 15/09/2011 que é quando estreia a 3ª temporada e se agarrar aos livros da série até lá. Porque realemte, é impossível não se apaixonar por este trio.
Abraços!!